segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

DeLiCiOsAmEnTe SiNiStRo

Ainda inspiradíssima pela minha máscara de Carnaval ( Willy Wonka, que para quem não sabe – muita gente não sabia de que raio é que eu estava vestida – é o dono da fábrica de chocolates do filme de Tim Burton, Charlie and the Chocolate Factory ) lá fui eu ao cinema ver Sweeney Todd – The Demon Barber of Fleet Street.

Ora como toda a gente sabe, e se não sabe devia saber, Fleet Street foi outrora a Meca do jornalismo inglês e mundial, já que foi aí que o primeiro jornal foi criado – The Daily Courant – mas nem só por isso esta rua ficou conhecida. Foi também local de “trabalho” de Benjamin Barker, ou melhor, Sweeney Todd.

Esclareçamos uma coisa antes de mais. Sou fã de Tim Burton. A criatividade e a originalidade são das características que mais prezo na sétima arte ( e em qualquer trabalho ). Amo a genialidade. Gosto de ser surpreendida. Mas isto não quer dizer que faça o que fizer Mr. Burton eu vá gostar. A genialidade não nos acompanha 24 horas por dia, 365 dias por ano. Nightmare Before Christmas é genial. Eduardo Mãos de Tesoura é brilhante. Batman é bom. Marte Ataca é hilariantemente Burtiano. Charlie and the Chocolate Factory é um Bem-vindo ao mundo encantado de Tim muito bom. Corpse Bride é simplesmente fantástico. Sweeney Todd é…

…aquilo que podemos esperar de uma mente que não pára à procura do que mais nos poderá surpreender. É um musical, a cinzento, e outras tonalidades da mesma família ( cinzento-esverdeado, cinzento-azulado ), e para alegrar os que na sala de cinema não encontraram o que esperavam é também VERMELHO. É o vermelho do sangue que pulsa vingança nas veias de um fabuloso barbeiro, que tem corpo de Johnny Depp, e o vermelho que jorra das gargantas brutalmente barbeadas e que tinge o soalho de madeira do salão. Se houvesse letreiro a indicar o estabelecimento da matança deveria ter algo do género escrito Don’t you ever let down your guard. Sure you want a shave? ;)

Devo dizer que se há coisa que me impressiona realmente são cortes, sejam de facas, vidro ou qualquer outro material ou objecto. Viro sempre a cara para o lado ou ponho a mão à frente para não ver. No entanto, não ver as agridoces navalhadas de Mr. Todd seria sacrilégio. Aliás, confesso que me surgia um esgar sorridente no canto da boca de cada vez que ele afiava a lâmina, como que se estivesse atrás da porta da barbearia, a espreitar, a esfregar as mãos, a lamber a saliva que me escorria da boca e a pensar” Humm mais uma…”.

Hoje não me apetece contar-vos muita coisa, mas para quem ainda não viu o filme aqui fica uma pequena imagem. O Eduardo de há uns 15 anos atrás com mais uns 20 anos em cima, mas que em vez de tesouras tem navalhas, não como substitutas das mãos, mas como complemento destas - At last! My arm is complete again!. Acrescentemos um really weird moralizador Willy Wonka transformado em serial killer que canta ao mundo ♪ I wil have vengeance, I will have salvation ♪, qual cowboy a puxar suavemente o casaco para trás e a mostrar as suas armas ( navalhas ). Como dono da fábrica de chocolate mais excitante do mundo, Johnny Depp explicava às criancinhas o que era canibalismo, como assassino com voz negra - ♪ They all deserve to die, tell you why, Mrs. Lovett, tell you why! Because in all of the whole human race Mrs. Lovett there are two kinds of men and only two. There's the one staying put in his proper place and one with his foot in the other one's face. Look at me, Mrs Lovett! Look at you! No, we all deserve to die. Even you, Mrs Lovett, even I! ♪ – serve canibalismo on delicious meat pies. LINDO!!!

A última obra de Tim Burton é deliciosamente sinistra e é, tenho de o repetir, um musical. Sim, os trailers enganam, ali canta-se o tempo todo. E cantam-se estes últimos versos.
There was a barber and his wife,
And she was beautiful
A foolish barber and his wife,
She was his reason and his life
And she was beautiful,
And she was virtuous,
And he was, naive.

P.S – Parece que já sei o que vou vestir no próximo Carnaval ;)

3 comentários:

Sr. Mal disse...

És uma cortes!... O que até é bom, porque, Como deves saber, o meu ódio por gunas vai crescendo, crescendo...

Na verdade, estou a precisar de quem faça umas tartes de guna. Em minha casa os armários estão cheios de ingredientes e alguns começam já a ter um aroma de caça, muito peculiar nas codornizes. Não é, propriamente, aquEEEEla iguaria mas é... deliciosamente sinistra.

Uma dica culinária: a melhor forma de conservar gunas é mantendo-lhes o boné. Quando este for muito largo, sugiro que lhe adicionem um prego (de 1/2 galiota deve ser suficiente). A aplicação deve ser vigorosa e de cima para baixo.

(n)Ana disse...

heheheheheeeee!!
Este ainda não vi... não ando com muito tempo para o cinema!! Grrrr!!!
Uns disseram-me que "era bom porque tinha buéda sangue, muahahaha"... outros disseram-me que "nem é assim nada de especial e que o Depp não tem lá grande voz...".
Acho que vou ser como S. Tomé e vou ver pelos meus próprios olhos.
As opiniões nem sempre nos ajudam :op
I love Tim Burton :o)
"maninha"!! hihi
jufassss
****

maf disse...

E por falar em Carnaval..

And the winner is... Mr (or Mrs?) Willy Wonka!!!

Como membro do prestigiado júri deste Carnaval, é com imenso prazer que venho por este meio declarar publicamente que foste a grande vencedora deste ano, atribuindo-te assim ambos os títulos de "Best Costume" & "Best Costume Designer"!

Ficaremos ansiosamente à espera do próximo Carnaval! :)

My favourite moment:

MRS. LOVETT: Seems an awful waste...I mean, with the price of meat, what it is, When you get it, if you get it...

MR. TODD: HAH!

LOVETT:Good, you got it!

;)